Método TheraSuit

A Técnica do TheraSuit é utilizada na reabilitação de disfunções neurológicas e sensoriais.

É um trabalho proprioceptivo e neuromuscular. Através de um sistema de cordas elásticas o corpo do paciente é colocado no padrão mais próximo do normal possível. Com a restauração da postura e a estimulação da função dos músculos posturais o paciente aprende (ou reaprende) determinados movimentos funcionais.

Com uma pressão única e muito específica o corpo do paciente recebe uma grande propriocepção nas articulações, ligamentos e músculos. A terapia promove a estabilização do tronco permitindo mais fluência e coordenação das extremidades.

O que torna esse método único. É a habilidade de promover a correção dinâmica, o que significa que o erro pode ocorrer, mas ao mesmo tempo facilita a posição correta da movimentação.

No início a técnica é utilizada como suporte de músculos fracos, com o progresso do paciente os elásticos são tensionados para aumentar a resistência conduzindo ao ganho de força.

Sendo assim o método TheraSuit é um intensivo programa de fisioterapia que promove o aceleramento do progresso funcional. Pacientes submetidos a intensa terapia com o uso do TheraSuit conseguem melhores resultados em menor tempo.

O programa se divide em quatro etapas sendo a primeira o fortalecimento onde o paciente consegue realizar movimentos independentes sem ação da gravidade.

A segunda etapa chamada de “Spider”, o paciente realiza movimentos independentes enquanto seu corpo é suportado através de um sistema dinâmico de cordas elásticas.

Na terceira etapa é colocada a roupa com os elásticos.

Já na quarta etapa o paciente realiza exercícios na seção de hidroterapia (trabalho idealizado e desenvolvido aqui no Brasil, em comum acordo com Isabela Koscielny, instrutora do método TheraSuit em Michigan, EUA).

Galeria de fotos